De Martino participa de 49º Encontro GBrasil

Nos dias 17 e 18 de maio, aconteceu em São José dos Campos (SP) o 49° Encontro GBrasil (Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade). Nossos diretores, Carlos De Martino e Fernando Fontes marcaram presença no evento que foi recepcionado pelo Grupo Fatos, representante na cidade do Vale do Paraíba, o evento teve painéis sobre gestão, tecnologia da informação e recursos humanos.

“Foi uma oportunidade única para compartilhar informações com profissionais de todo Brasil, incluindo equipes de diferentes níveis”, destacou a chief visionary officer (CVO) da empresa local, Alessandra Sousa.

O consultor de empresas Claudio Tosta, especialista em sucessão familiar e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), abriu a série de painéis sobre gestão de pessoas. Ele alertou que ser irredutível diante das mudanças que acompanham as novas gerações é como “usar um rodo para enfrentar um tsunami”. O tema também foi abordado em um talk show que reuniu experiências vivenciadas na Marpe Contadores Associados (Fortaleza – CE), na Eaco Consultoria e Contabilidade (Curitiba – PR) e no Grupo Fatos.

Os avanços e desafios da tecnologia da informação no setor contábil também estiveram na pauta do encontro. O sócio-diretor da Orcose Contabilidade (São Paulo – SP), Fernando Abrantes, comentou sobre robotização na automação de processos (RPA), prática que reduz erros e otimiza o processo de interpretação de dados. Participaram desse painel o diretor da Contabilidade Scalco (Cuiabá – MT), Volmar José Scalco, e o gerente de TI do Grupo Fatos (São José dos Campos – SP), Ewerton Ventura.

Outro assunto discutido foi o limite da evolução dos modelos de negócios e das ferramentas de gestão e comunicação. Para abordar essa e outras questões acerca da integração entre a tecnologia e as pessoas, a coach Lilian Sanchez palestrou sobre a revolução no mundo laboral. “A mudança acontece hoje, mas a nossa cabeça acompanhou esse ritmo?”, questionou, ao comentar sobre antigas crenças ainda presentes no meio empresarial.

Uma nova diretoria do GBrasil foi escolhida para o biênio 2018-2020. Prosseguirá no cargo o presidente Julio Linuesa Perez. Ao final do evento, Perez agradeceu o empenho da empresa anfitriã e destacou o papel do GBrasil no fomento ao constante aprimoramento dos profissionais contábeis. “Somos muito gratos a todos que se empenharam para nos receber nesta cidade que, hoje, é polo de turismo, negócios e compras. Deixamos o nosso agradecimento a todos os profissionais da Fatos por tantos conhecimentos compartilhados.”

Fotógrafo: Danilo Lima

Fonte: GBrasil Contabilidade (conteúdo adaptado)

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.